Você encontrará uma diversidade cultural enorme em se tratando de alimentação na Nova Zelândia.
O cenário dos cafés na Nova Zelândia é muito forte e jantar fora é um popular passa tempo Neozelandês.
Você não será desapontado com a cozinha da Nova Zelândia.
As pessoas na Nova Zelândia têm o café da manhã ou “brunch” (breakfast com lunch) como sua principal refeição do dia e não o almoço como de costume acontece no Brasil.
Café da manhã ou Brunch
No cardápio do café da manhã diferentemente do Brasil, você encontra na alimentação na Nova Zelândia bacon, salsichas, cogumelos, ovos fritos ou pochê, torradas, feijão, omelete, batatas fritas ou assadas, paninis, bagels, tomate grelhado, espinafre, salmão defumado, café com leite, muffins, cereal com leite e frutas da estação.
Preço: Brunch NZ$ 9,00 a NZ$ 25,00.
Almoço
No almoço, diversos restaurantes e pubs oferecem ou a continuação do brunch ou um cardápio selecionado.
Nesse horário pode ser oferecido, sanduíches de steak, batata sauté, chicken salad, ceasar salad, roast beef, hamburguers, fish of the day, lula, camarão, cordeiro, costela de porco, batata assada, sopas, lasanhas, massas, risotos, bruschettas, berinjela recheada, sushi, entre outros.
Preço: entre NZ$ 15,00 a NZ$ 45,00.
Jantar ou “Tea”
O Jantar (com freqüência chamado de “tea”) é uma refeição composta de carne (cordeiro é muito popular) ou peixe, verduras, batatas (purê), ervilha, massa ou arroz.
É a refeição principal em casa, consumida em torno das 18 horas.
Preço: Média NZ$ 25,00 a 40,00.
Dentre os diversos tipos de comida na alimentação na Nova Zelândia, podemos destacar os seguintes:
Turkish Kebab
Conhecido nos Estados Unidos como Döner Kebab ou Shawarma em árabe, é um prato nacional turco muito comum em todo o Oriente Médio e na região européia dos Bálcãs.
Originalmente composto de fatias finas de frango, cordeiro ou carne bovina, assados em um espeto vertical e servidas no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos, pode ser enrolado (wrap) ou ao prato.
Na Nova Zelândia o Kebab de cordeiro é o mais popular, devido ao grande número de ovelhas no País.
Preço: entre NZ$ 6,50 a NZ$ 15,00.
Fish and Chips
O “Fish and Chips” (peixe e batatas fritas) é um prato popular da culinária do Reino Unido, que foi adaptado a alimentação na Nova Zelândia.
Consiste em peixe frito empanado, acompanhado por batatas fritas, limão e molho tártaro, vendido tradicionalmente embrulhado em folhas de jornal, é uma boa opção de refeição barata.
Nos fish and chips da Nova Zelândia, você também pode optar pelo acompanhamento de anéis de cebola, lula e rolinhos da primavera, além de outras opções de frutos do mar.
Preço: entre NZ$ 10,00 e NZ$ 25,00.
Take Aways
Em todo o país você encontrará opções de “take away food”, o que significa que você deve comprar e levar pra casa, pois o local não dispõe de mesas (as famosas tele-entregas no Brasil), normalmente os “fish and chips” trabalham dessa maneira.
Nas cadeias de fast-food de hambúrgueres, a segunda pergunta que o atendente irá lhe fazer depois do número que você escolher é: “Have here or take away?” ou "comer aqui ou para levar".
Como a pronúncia do inglês Neozelandês é mais rápida e fechada, muitos Brasileiros desacostumados com o idioma não entendem e acabam atrasando a fila para tentar entender a pergunta.
Preço: entre NZ$ 3,00 Cheeseburguer e NZ$ 4,50 e NZ$ 8,50 Combo (burguer, fritas e refrigerante).
Barbecue
Barbecue é o churrasco Neozelandês, diferente do Brasileiro feito com espeto e na churrasqueira, no barbecue a carne é assada na grelha, que pode ser a gás ou carvão/lenha.
Hangi food (comida Maori)
Hangi é um tradicional método Maori de cozimento de alimentos sob a terra, utilizando o vapor de pedras aquecidas, enterrando a comida em um forno/poço cavado no solo.
Este método é usado em ocasiões especiais, celebrações e festas.
O Hangi tradicional é feito com carne de porco, carneiro e de frango, com generosas porções de vegetais de raiz como Kumara (batata doce), abóbora, cenoura, batata, cebola e repolho.
Para um Hangi nenhuma preparação especial do alimento é necessária, além descascar os vegetais, mas a adição de ervas, como alecrim, alho, ou um recheio no frango podem adicionar sabores excitantes.
Uma adição polinésia de taro envolto em torno de alguns dos alimentos deixará um tempero picante.
Preço: NZ$ 25,00.
Kumara
A Kumara cor vermelho-roxa vem da família da batata e é muitas vezes referida em outros países, como a batata doce ou yam.
A Kumara é doce no gosto e muitas vezes servida assada, como purê ou transformada em chips e servida com bacon e queijo derretido (potato wedges).
Cafés
A Nova Zelândia tem uma linda seleção de cafés exclusivos, tanto nas grandes cidades e também nas cidades rurais mais calmas.
A cultura de café na Nova Zelândia oferece um ambiente relaxante, para desfrutar de uma bebida deliciosa em seus momentos de lazer.
Desfrute de uma refeição de luxo seguido de uma caminhada ao longo das praias que correm ao longo das costas da Nova Zelândia ou assista o movimento das pessoas da cidade em seu dia-a-dia.
Um cappuccino, servido com ar fresco em qualquer um dos cafés ao ar livre no verão ensolarado ou aconchegar ao lado da lareira no Inverno, com um chocolate quente, olhando as montanhas cobertas de neve sobre o lago.
O sabor da cidade no ar fresco da montanha.
Os cafés oferecem alimentos finos e frescos, feitos diariamente do café da manhã até almoços tardios.
Alguns dos cafés são especializados na venda de alimentos delicatesse e alimentos embalados.
Preço: Cappuccino/Chocolate quente NZ$ 4,00/8,00 Suco NZ$ 5,00 Eggs Benedict com Bacon NZ$ 20,00 Sanduiche bacon NZ$ 19,00.
Pubs
Espalhados por todas as cidades da Nova Zelândia, os Pubs são uma opção popular para alimentação na Nova Zelândia, eles começam a funcionar a partir das 17 horas, quando as pessoas saem do trabalho e se estendem normalmente até a meia noite, alguns até um pouco mais tarde.
Preço: cerveja NZ$ 5,00 no happy hour - NZ$ 7,00/10,00 na noite.
Outras cozinhas
Na Nova Zelândia devido à grande pluralidade étnica, você encontrará a diversificada cozinha entre elas japonesa, chinesa, indiana, mexicana, francesa, coreana, tailandesa, do oriente médio e do mediterrâneo, em Auckland e Queenstown para matar a saudades do Brasil você pode encontrar inclusive churrascarias.
Sobremesas
Pavlova
Pavlova é uma sobremesa clássica na alimentação na Nova Zelândia, a base de merengue que leva o nome da dançarina de balé Russa Anna Pavlova.
A Pavlova consiste de uma base feita de uma crosta de merengue coberto com chantilly e frutas frescas, como kiwis (a fruta!), morangos, etc.
É considerada uma torta de frutas frescas com uma crosta de merengue.
Ninguém sabe quem criou à primeira Pavlova.
Mas o nome e as primeiras receitas começaram a aparecer logo após a primeira bailarina Russa Anna Pavlova Matveyevna (1881-1931), ter visitado ambas as nações, Austrália e Nova Zelândia em 1926.
Embora tenha sido sugerido que esta sobremesa foi criada na Nova Zelândia, também se tornou reconhecida como um prato popular da Austrália.
Ambos os países afirmam ter inventado esta sobremesa, o que é fonte de conflito de opiniões entre os dois países e reivindicam-na como seu prato nacional, sendo muitas vezes servido em festas tradicionais como o Natal.
Cheese Cake
Cheese cake e lemon cheese cake são bastante populares na maioria dos cafés, restaurantes e pubs da Nova Zelândia.
Suas variações de sabor são cereja preta, groselha, morango, maracujá, framboesa, limão e requeijão além dos novos exóticos café, chá, chocolate, creme irlandês, chocolate branco e até mesmo de marshmallow.
Assim como a cheese cake, o brownie com sorvete de creme também é bastante popular e oferecido na maioria dos restaurantes.
Refeições em casa
A melhor maneira de fazer suas refeições, no entanto é comprar os alimentos no supermercado e cozinhar em casa mesmo.
Nas maiores cidades você os encontra abertos até a meia-noite ou abertos 24 horas, muitos têm telefone com linha gratuita para chamar um táxi.
Os supermercados contam com praticamente todos os produtos vendidos em um supermercado no Brasil, caso você não encontre feijão ou o preço esteja caro, uma dica para encontrá-los são os mini mercados Chineses e asiáticos, que contam com ótimos preços em frutas, verduras e legumes também.
Lojas de conveniência são tão caras quanto às do Brasil, portanto não tire sua base de preços por elas e só compre em casos de emergência.
Fonte:
https://www.thecoffeeclub.co.nz/
http://www.maoriculture.co.nz/
http://www.newzealandcafes.co.nz/
http://www.tourism.net.nz
https://mcdonalds.co.nz/
http://whatscookingamerica.net/History/Cakes/Pavlova.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/
* Última atualização Jul/2020.