Visto de Estudante para Nova Zelândia
Desde Agosto de 2014 a aplicação online para visto de estudante para Nova Zelândia já está disponível para Brasileiros.
Para aplicação é necessário fazer um cadastro no site RealMe da Immigration New Zealand.
O visto será eletrônico eVisa Online Nova Zelândia e enviado por email.
Clientes da Estude Nova Zelândia Intercâmbio tem a taxa do Despachante/Advisor de NZD 350 Grátis, quando adquirem seu curso através da Agência!
Isenção de Visto de Turismo ou Estudante para Nova Zelândia
Se você é cidadão brasileiro e deseja visitar a Nova Zelândia por um período de até 3 meses contados a partir de sua data de chegada, com finalidade turística, estudos ou negócios você não precisa aplicar para um visto de visitante.
Porém será necessário solicitar e pagar uma Autorização Eletrônica de Viagem para Nova Zelândia, NZeTA (New Zealand Eletronic Travel Autorization) e uma taxa de conservação IVL.
Você pode ler todas informações neste link Autorização Eletrônica de Viagem para Nova Zelândia - ETA e IVL.
Queira notar, porém, que é terminantemente proibido trabalhar na Nova Zelândia sem o visto de trabalho.
Quem for pego trabalhando sem visto de trabalho será imediatamente deportado.
A isenção de visto para brasileiros tem o propósito de não se exigir visto de entrada para quem deseja:
- Permanecer na Nova Zelândia por até 3 meses como turista ou estudante;
-
Permanecer na Nova Zelândia por até 90 dias por motivo de negócios (somente reuniões, palestras, congressos, entrevistas, etc), sendo vedado o trabalho remunerado e também o fechamento de contrato de trabalho durante esse período.
Para isso é obrigatório que se apresente na chegada ao país:
- Passaporte com data de validade, no mínimo, de 1 mês após a data de partida da Nova Zelândia;
- Bilhete de retorno ou saída, com data prevista para o período de até 90 dias, após a data de chegada à Nova Zelândia com destino a um país que se tenha o direito de entrar;
- Dinheiro suficiente para se manter na Nova Zelândia durante a estadia (NZ$ 1000 por mês e por pessoa – dinheiro em espécie, traveller’s cheque e cartão de crédito);
Caso o motivo principal da viagem seja estudo (até 3 meses), recomendamos que o passageiro leve também:
- Comprovante de Pagamento do Curso;
- Comprovante de Matrícula na Escola ou Instituição de Ensino.
- Seguro Viagem Internacional.
Em qualquer dos casos recomendamos que tenha em mãos:
- Itinerário de viagem;
-
Comprovantes de vínculos com o Brasil (ex: carta do seu empregador, matrícula de escola ou universidade).
-
Comprovar que possui reserva de hotel/albergue na Nova Zelândia ou endereço onde ficará hospedado;
Trabalho durante o Visto de Estudante para Nova Zelândia (menos de 3 meses)
É terminantemente proibido aos visitantes que entraram na Nova Zelândia sem visto, com base no Acordo de Isenção Parcial de Vistos (menos de 3 meses), ter qualquer atividade de trabalho, seja ele temporário, sazonal ou meio período, sob pena de ser removido/deportado imediatamente.
O Serviço de Imigração adota procedimentos rigorosos de modo a assegurar que as pessoas que estejam adentrando a Nova Zelândia cumpram com as exigências estabelecidas no acordo de isenção de visto firmado entre os nossos países.
Os referidos procedimentos visam evitar, que o acordo de isenção de visto sirva de meio para se entrar na Nova Zelândia, com propósito de trabalhar ou imigrar ilegalmente.
Tais procedimentos se aplicam igualmente a todos os visitantes estrangeiros, não apenas aos brasileiros.
Quem tem intenção de trabalhar na Nova Zelândia, deve entrar no país com um visto de trabalho ou estando no País, obter seu visto junto a um escritório da Immigration New Zealand, uma divisão do Departamento de Trabalho, órgão do governo responsável pela emissão de vistos e permissões na Nova Zelândia, antes de começar a trabalhar.
Trabalho durante o Visto de Estudante para Nova Zelândia (mais de 3 meses)
Estudantes matrículados em um curso integral (+20 horas/aula por semana) com duração de 14 semanas ou mais, em uma escola de Categoria 1 da NZQA, tem permissão de trabalho de 20h por semana nos cursos de inglês.
Estudantes matrículados em um curso de Técnico com 120 créditos, tem permissão de trabalho de 20h por semana durante o curso e 40h nas férias.
Estudar na Nova Zelândia
Cursos de até 3 meses não necessitam de visto de estudante – veja o Acordo de Isenção Parcial de Vistos no site www.immigration.govt.nz.
Requisitos para solicitação do Visto de Estudante para Nova Zelândia
O visto de estudante é concedido para as pessoas que estão indo estudar na Nova Zelândia, portanto é necessária matrícula em escolas/universidades da Nova Zelândia.
Matrículas de estudantes em escolas/universidades no Brasil não se aplicam para obtenção do visto.
Documentos para solicitação do Visto de Estudante para Nova Zelândia
Alunos matriculados em cursos de mais de 3 meses e período integral (pelo menos 20 horas semanais), devem fazer uma aplicação online no site da Imigração ou apresentar (pessoalmente, via Fedex, despachante ou portador) a seguinte documentação na Embaixada ou escritório da Imigração:
- Criar um login no site RealMe.
- Criar um login no site da Imigração, usando seu ID do RealMe.
- Formulário Student Visa Application – INZ1012 preenchido e assinado pelo aluno, caso aplicação em papel ou preenchimento no site, em caso de aplicação online;
- Duas fotos 3x4 recentes (máximo 6 meses) colada no formulário;
- ou uma foto digital aceitável tamanho mínimo 1200px altura x 900px largura e máximo de 3000px x 2250px para aplicação online, veja alguns exemplos de fotos.
- Passaporte escaneado em pdf para aplicação online ou cópia colorida para aplicação em papel (válido até no mínimo 6 meses após a data de saída da Nova Zelândia);
- Caso o estudante use a comprovação financeira através de um parente de 1 grau, preencher o Formulário Financial Undertaking for a Student – INZ 1014 (Comprovação Financeira) assinado pela pessoa que estiver 'financiando' o curso e estadia e pelo gerente do banco onde essa pessoa tem conta. Caso não seja possível a assinatura do Formulário pelo Gerente do Banco, a pessoa que estiver financiando deve enviar os extratos de conta corrente dos seis últimos meses (onde se comprovem os fundos necessários para o sustento do estudante de NZD 1667 para cada mês de visto solicitado ou NZD 20.000 por ano – extrato de conta corrente e/ou investimento de qualquer tipo de aplicação financeira com resgate imediato) + comprovante de renda + comprovação do vínculo entre signatário do formulário e estudante;
- Confirmação da marícula com o nome do curso, o tempo mínimo exigido para a realização do curso e se será necessário pagar uma tarifa pelo curso ou se o aluno está isento (p. ex., alunos com bolsa de estudo). Isso será enviado para você pela instituição de ensino;
- Recibo de pagamento da escola, comprovando pagamento integral do curso (emitido pela instituição neozelandesa de ensino, com valores especificados) ou comprovante de isenção (no caso de bolsa de estudos);
- Para menores de 18 anos, a acomodação deve ser em Casa de Família e correspondente a TODO o período do curso.
- Cópia da passagem aérea (ida e volta) ou acrécimo do valor da passagem, na comprovação financeira;
- Seguro viagem é obrigatório por todo período da viagem.
- Custo da Aplicação: Taxa de NZD 430. O pagamento da taxa pode ser efetuado por cartão de crédito internacional ou também em dinheiro se for entregue pessoalmente no escritório da Imigração em Palmerston North, Nova Zelândia.
- Aplicação Online através do eVisa Online Nova Zelândia no site da Imigração, não há necessidade de envio do passaporte físico, apenas anexar a cópia escaneada em pdf no processo, nem do pagamento da taxa do VAC ou envio do passaporte, paga-se apenas a taxa da Imigração de NZD 430,00 se aplicado no Brasil ou NZD 410 se aplicado na Nova Zelândia, taxa que é cobrada no ato da aplicação, por cartão de crédito internacional.
Para estudantes que irão estudar por um período superior a 6 meses:
Apresentar exame de raio-x realizado por um médico credenciado pelo Governo Neozelandês e formulário Chest X-ray Certificate - INZ1096 preenchido e assinado pelo médico credenciado do Gov. Neozelandês juntamente com uma foto 3x4 recente do estudante. Caso o medico ofereça o e-medical, a clinica envia os resultados diretamente para imigração.
Os seguintes tipos de Visto de Estudante para Nova Zelândia ainda devem fazer um exame médico completo além do exame do raio-x:
- Programas de intercambio (aprovados pelo Ministério de Educação da NZ), isentos de taxa de matrícula para estudantes internacionais;
- Doutorado na Nova Zelêndia;
- Bolsa de NZ Aid Programme;
- Solicitantes do vistos baseados no seu relacionamento (partner) com um cidadão ou residente neozelandês;
- Cursos com mais de 1 ano de duração.
O formulário General Medical Certificate - INZ 1007 deve ser preenchido e assinado por um médico credenciado do Governo Neozelandês.
Atenção: só serão aceitos exames realizados no máximo 3 meses da data de aplicação do visto. Exames realizados há mais de 3 meses da data não serão aceitos.
Mulheres grávidas e crianças menores de 11 anos de idade não são obrigados a apresentar o X-ray Certificate, a menos que um relatório especial seja exigido.
Para maiores detalhes sobre as exigências de saúde leia o Health Requirements Leaflet - INZ 1121 PDF.
Confira aqui a lista de médicos credenciados no Brasil pela Imigração da Nova Zelândia.
Se o curso durar mais que 24 meses, deve-se apresentar:
- Maior de 17 anos: atestado de antecedentes criminais original emitido pela Policia Federal. O atestado deve ser emitido no máximo de seis meses da data da viagem (atestados com data superior a este período não serão aceitos).
* Você não poderá incluir dependentes no seu pedido de Visto de Estudante para Nova Zelândia: cônjuges, filhos, pais, responsáveis legais e outras pessoas dispostas a acompanhar você à Nova Zelândia, deverão solicitar separadamente o tipo de visto necessário.
Solicitantes de Visto de Estudante para Nova Zelândia, devem fazer obrigatóriamente declaração de Seguro Saúde.
Formulários para o Visto de Estudante para Nova Zelândia
Todos formulários encontram-se no site da Imigração. Não serão aceitos formulários em papel de fax.
A Embaixada da Nova Zelândia não dará entrada em processo com formulários desatualizados, incompletos, preenchidos em português ou não assinados pelo solicitante.
Guias para preenchimento dos formulários do Visto de Estudante para Nova Zelândia
A Nova Zelândia coloca a disposição um guia para ajudar no preenchimento do formulário de Visto de Estudante para Nova Zelândia, o Student Visa Guide - INZ1013 PDF.
Os campos B3 e B4 dos formulários são de preenchimento obrigatório, devendo ser informado de maneira clara quem é o responsável por dar eventuais esclarecimentos sobre o processo e pelo recebimento do passaporte após a análise deste Departamento. Formulários que trouxerem esses campos em branco só serão analisados após o recebimento desses preenchidos de forma correta.
* Documentos alterados e falsos resultarão na recusa do pedido de visto.
Entrega e Envio de documentos
As solicitações de visto de estudante para Nova Zelândia feitas no Brasil devem ser feitas por aplicação online no site da Imigração.
Alguns documentos será necessário anexar a tradução.
Para mais informações acerca de vistos para a Nova Zelândia visite www.immigration.govt.nz
O Departamento de Imigração da Nova Zelândia pode recusar ou rescindir um visto a qualquer momento por quaisquer razões que julgue apropriadas.
Veja também:
Visto de Turista para Nova Zelândia
Visto de trabalho para Nova Zelândia
Autorização Eletrônica de Viagem para Nova Zelândia - ETA e IVL
Working Holiday Visa Nova Zelândia
Lista de médicos Nova Zelândia
Links úteis sobre o Visto de Estudante para Nova Zelândia:
https://www.immigration.govt.nz/
https://www.studyinnewzealand.govt.nz/
* Última atualização Junho 2022.