Declaração de Viajante

Traveller Declaration ou Declaração de Viajante da Nova Zelândia

Todas as pessoas que viajam para a Nova Zelândia por via aérea devem preencher uma Declaração de Viajante e receber um Traveller Pass antes de viajar. Isso inclui cidadãos e residentes da Nova Zelândia, crianças e bebês.

A Declaração do Viajante da Nova Zelândia coleta suas informações de viagem e relacionadas à saúde do COVID-19. O governo da Nova Zelândia precisa dessas informações antes de você voar para a Nova Zelândia, para que você saiba o que precisa fazer quando chegar.

A declaração de viagem é feita online, no site www.travellerdeclaration.govt.nz é de graça e leva em torno de 10 minutos para preencher as respostas.

É gratuito preencher a Declaração de Viajante da Nova Zelândia e obter um Traveller Pass (Passe de Viajante), e você pode fazer isso até 28 dias antes do início da viagem, depois de reservar seu voo.

O que é necessário para solicitação:

  • O Passaporte que você entrará na Nova Zelândia
  • Passaporte/Certificado Internacional de vacinação em inglês (saiba aqui como emitir) ou a isenção dele
  • Listar os países que você visitou nos últimos 14 dias
  • Detalhes da viagem como o número do seu voo, data e horário de chegada à Nova Zelândia e aeroportos de origem
  • Seus dados de contato, endereço e telefone na Nova Zelândia
  • Seus dados pessoais de endereço, telefone e e-mail
  • Os detalhes de uma pessoa que possa ser seu contato em caso de emergência (pode ser alguém fora da Nova Zelândia)

Será necessário fazer o upload do seu certificado internacional de vacina em inglês, os demais documentos você só precisa ter a mão para preencher na página do site.

Sua declaração será salva automaticamente e um link será enviado por e-mail - você pode usar este link para retornar à sua declaração salva.

Você deve sempre viajar com cópias em papel ou eletrônicas de seus documentos. Você pode ser solicitado a mostrá-los na chegada à Nova Zelândia.

Upload de documentos

Os seguintes formatos são aceitáveis para documentos: PDF, PNG e JPG – até 50 MB.

Salvando e enviando sua declaração

Sua declaração será salva automaticamente depois que você preencher as informações do seu passaporte. Um número de referência será enviado por e-mail para o endereço que você fornecer, para que você possa retornar a ele.

Alterações, atrasos e voos cancelados

Se você fizer uma alteração em sua reserva de voo, precisará atualizar sua declaração para refletir os detalhes do seu novo voo.

Se o seu voo atrasar ou for cancelado pela companhia aérea, você não precisa atualizar sua declaração, ela é atualizada automaticamente no sistema de Declaração do Viajante da Nova Zelândia.

Traveller Pass

Depois de preencher a Declaração de Viajante da Nova Zelândia, cumprindo todos os requisitos, um Traveller Pass (Passe de Viajante) será enviado a você por e-mail.

Seu Traveller Pass conterá um código QR, exclusivo para você e válido para a viagem para a qual você completou a declaração. Ele permite que você saiba o que precisa fazer quando chegar na Nova Zelândia.

Pode ser necessário apresentar seu Traveller Pass no check-in e ao chegar na Nova Zelândia. Seu Traveller Pass pode ser impresso ou salvo em seu dispositivo móvel.

Apoio para completar sua Declaração de Viajante da Nova Zelândia

Se você tiver alguma dúvida sobre sua declaração, ligue para Central de Atendimento, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.

+64 4 9315799 – para chamadas internacionais
0800 359 269 – número gratuito para chamadas baseadas na Nova Zelândia
1800 359 269 – número gratuito para chamadas baseadas na Austrália

Observe que o atendente não poderá preencher sua declaração para você.

Ajuda de um amigo, familiar ou agente de viagens

Se tiver problemas com a sua declaração, pode pedir a ajuda de outra pessoa, como um amigo, um familiar ou um agente de viagens. Se outra pessoa preencher sua declaração, certifique-se de que ela insira seu endereço de e-mail para que possam enviar seu Traveller Pass por e-mail.

Se você não tiver um endereço de e-mail, a pessoa que está ajudando você precisará inserir o endereço de e-mail. Assim que receberem o e-mail com o seu Traveller Pass, eles precisarão entregar uma cópia impressa para levar com você para embarcar no voo ou enviá-la para o seu dispositivo movel, para que você possa mostrá-la no aeroporto quando solicitado.

É importante que você forneça informações precisas. Se você fornecer informações falsas ou enganosas, a imigração poderá exigir que você forneça mais evidências de que atendeu aos requisitos relevantes do governo da Nova Zelândia em relação a  COVID-19. Se você não conseguir fazê-lo, poderá não conseguir embarcar ou estará sujeito a penalidades, como multas e processos judiciais.

Erro ou problema ao receber seu Passe de Viajante

Se houver algum problema ou erro com as informações fornecidas com sua declaração, você receberá um e-mail para explicar isso e solicitará que você corrija o erro e reenvie sua declaração. Por exemplo, se um documento enviado estiver embaçado ou ilegível, você será solicitado a corrigir isso para que o documento possa ser verificado.

Você pode não atender aos requisitos de saúde do COVID-19 para viajar para a Nova Zelândia, com base nas informações e evidências fornecidas ao preencher sua declaração. Você receberá um e-mail explicando isso.

Se você deseja que a decisão sobre seu Passe de Viajante seja revisada, ligue para a Central de Atendimento.

Isenções de emergência não planejadas

Os viajantes que chegam inesperadamente à Nova Zelândia devido a emergências não planejadas estão isentos de preencher a Declaração de Viajante da Nova Zelândia.

Isso pode incluir pessoas que são evacuadas para a Nova Zelândia devido a uma emergência médica, resgatadas no mar ou em aeronaves que chegam à Nova Zelândia devido a uma emergência, como falha mecânica ou falta de combustível.

 

Fonte: www.travellerdeclaration.govt.nz