A Bandeira da Nova Zelândia
A atual bandeira da Nova Zelândia, nem sempre foi a bandeira oficial.
Foi adotada em 1902 em meio à pompa e patriotismo da Guerra Sul-Africana.
Durante seis décadas antes disso, a "Union Jack" (1840-1902) agitou os mastros de bandeiras da Nova Zelândia.
Mas mesmo essa não foi a primeira bandeira.
Entre 1834 e 1840, a bandeira das Tribos Unidas da Nova Zelândia foi reconhecida como a primeira bandeira "nacional" dessas ilhas.
A Primeira Bandeira da Nova Zelândia
A bandeira das "Tribos Unidas" foi a primeira bandeira oficial do país.
Ela foi selecionada em 20 de março 1834 por 25 chefes do Extremo Norte, que com seus seguidores se reuniram em Waitangi, na região de Bay of Islands.
Missionários, colonizadores e os comandantes de 10 navios Britânicos e 3 navios Americanos também estavam presentes.
A Bandeira das Tribos Unidas
Para os Māoris, a bandeira United Tribes significava que a Grã-Bretanha reconheceu a Nova Zelândia como nação independente com sua própria bandeira e tinha reconhecido a mana do chefe Māori.
Union Jack
Após a assinatura do Tratado de Waitangi em 6 de Fevereiro de 1840, a "Union Jack" substituiu a bandeira dos "Estados Tribos" como a bandeira oficial do país.
Entre 1840 até 1902 a Union Jack permaneceu como bandeira oficial.
A Bandeira Atual da Nova Zelândia
As raízes da bandeira atual encontram no ato de Defesa Imperial Colonial Naval de 1865, que determinou que todos os navios de propriedade de um governo colonial, deveriam astear a bandeira azul com o emblema da colônia nele.
Representatividade
Seu fundo azul royal representa o azul do mar e do céu que os rodeia, e as estrelas do Cruzeiro do Sul significam o lugar no sul do Oceano Pacífico.
A bandeira da Inglaterra reconhece as bases históricas e que a Nova Zelândia já foi uma colônia de domínio britânico.
As estrelas na bandeira representam a constelação do Cruzeiro do Sul, que só pode ser visto no hemisfério sul, enfatizando a localização de Nova Zelândia no sul do Oceano Pacífico.
The Silver Fern Flag
A bandeira com a samambaia de prata é frequentemente vista em manifestações desportivas, envolvendo equipes ou indivíduos da Nova Zelândia.
Há muitas variações, mas é tipicamente a imagem de uma samambaia prata sobre um fundo preto.
Embora não tenha nenhum reconhecimento formal, muitos consideram como a bandeira oficial do país.
Um símbolo de orgulho nacional, o emblema da samambaia prata também é incorporada nos logos de muitas equipes esportivas da Nova Zelândia, incluindo o All Blacks, equipe de rugby.
A Bandeira Māori
"Tino Rangatiratanga" a bandeira Nacional Māori, foi identificada por meio de um processo de consulta a nível nacional.
Enquanto ela não carrega o status oficial é um símbolo desta terra, que pode complementar a bandeira do país.
O Waitangi Day 2010 marcou o primeiro reconhecimento oficial da bandeira Nacional Māori, que voou ao lado da bandeira da Nova Zelândia sobre o Auckland Harbour Bridge, o Parlamento, o Beehive, e prédios do governo.
Asteando as duas bandeiras juntas em dias de importância nacional como o dia de Waitangi Day, simboliza e reforça a relação entre a Coroa e os Māoris.
Os Elementos da Bandeira Māori
Eles representam os três reinos:
Te Korekore, o Ser potencial (preto, em cima) Te Whai Ao, o vir a Ser (vermelho, inferior) Te Ao Marama, o reino do Ser e Luz (branco, ao centro).
O Koru é simbólico de uma folha de samambaia enrolando, representando o desdobramento de uma nova vida, a esperança para o futuro e para o processo de renovação.
Posicionamento
Quando asteadas no mesmo mastro, a Bandeira Oficial deve ficar sempre acima ou a esquerda e a Bandeira Māori abaixo ou a sua direita, respeitando o seu estatuto como o símbolo do reino, Governo e povo da Nova Zelândia.
Bandeiras da Nova Zelândia e Maori
Outras Bandeiras
A Nova Zelândia tem uma série de outras bandeiras oficiais, incluindo as insígnias marítima vermelha e branca e as bandeiras simbolizando a Rainha e Governador-Geral.
Fonte: http://www.mch.govt.nz http://www.nzhistory.net.nz http://www.tourism.net.nz