Campanha Tiaki Promise - Cuidando da Nova Zelândia
A indústria do turismo da Nova Zelândia se uniu para lançar uma importante iniciativa que convida os visitantes a cuidar do meio ambiente do país, a Tiaki Promise.
Sob a bandeira de Tiaki - Care for New Zealand, a indústria lançou a Tiaki Promise, que incentiva todos os visitantes a vivenciar a Nova Zelândia de maneira a manter a segurança, proteger o ambiente natural, respeitar todas as culturas e preservar o país para futuras gerações.
Tiaki significa “cuidar de pessoas e lugares” na língua nativa da Nova Zelândia, Te Reo Māori, e a Tiaki Promise é um convite para os visitantes cuidarem da Nova Zelândia ao lado dos kiwis.
Os visitantes da Nova Zelândia aprenderão sobre a Tiaki Promise antes de chegar e enquanto estiverem viajando pelo país.
E podem mostrar seu apoio nas mídias sociais usando a hashtag #tiakipromise.
O conceito da Tiaki Promise tem como base a cultura e a tradição do povo Māori.
O significado Māori
Os Māoris acreditam que todas as coisas estão interconectadas: as pessoas e a terra são uma só.
Como filhos de Papatūānuku (a Mãe-Terra), os Māoris acreditam que têm o dever de cuidar dela, de Ranginui (o Pai Celeste) e de todos os seus filhos.
Com essa conexão profunda, vem o respeito, a reciprocidade e a crença de que, se você cuidar da terra, a terra cuidará de você.
Embora fundado na tradição Maori, esse conceito tornou-se parte da cultura coletiva da Nova Zelândia como nação e é conhecido como kaitiakitanga.
O Símbolo
O símbolo da Tiaki Promise reflete os quatro domínios centrais que moldam o ambiente natural da Nova Zelândia:
Ranginui é o Pai Celeste
Tāne Mahuta é a Floresta
Papatūānuku é a Mãe-Terra
Tangaroa representa os oceanos, rios e lagos.
Tiaki - Care for New Zealand é uma colaboração de sete organizações-chave do setor público e privado - Air New Zealand, Tourism New Zealand, o Departamento de Conservação, o Governo Local da Nova Zelândia, New Zealand Māori Tourism, Tourism Holdings Ltd e Tourism Industry Aotearoa.
A Tiaki Promise será promovida através dos sites www.tiakinewzealand.co.nz e www.newzealand.com e nos serviços internacionais da Air New Zealand.
O vídeo da campanha também será disponibilizado para companhias internacionais que operam voos para a Nova Zelândia, ajudando a espalhar o conceito entre os visitantes assim que embarcarem em sua viagem.
Fonte: Tourism New Zealand.