O governo anunciou nesta quarta-feira 11 de maio, um novo cronograma mais rápido para reabrir a fronteira e reconectar a Nova Zelândia com o mundo e a fronteira da Nova Zelândia reabrirá totalmente em julho de 2022.
A primeira-ministra Jacinda Ardern anunciou hoje um grande pacote de reformas, que inclui a abertura antecipada da fronteira da Nova Zelândia e uma simplificação das configurações de imigração, para lidar com a escassez imediata de habilidades na Nova Zelândia e acelerar a recuperação econômica do COVID-19.
A medida também dá luz verde à chegada de navios de cruzeiro ao país a partir dessa data e à plena retoma do ensino internacional, segundo o comunicado conjunto de Ardern, e dos ministros da educação, turismo e imigração.
Ardern disse que o país estará “totalmente aberto” e que essa medida ajudará as empresas a aliviar a escassez de mão de obra qualificada em certos setores.
Vacina
Os visitantes ainda precisarão apresentar um certificado de vacinação ou uma isenção aprovada para vacinação para entrar no país.
Visto de Estudante
A fronteira da Nova Zelândia agora será totalmente reaberta até o final de julho – três meses antes do planejado originalmente, o que significa que a data de abertura das categorias de Visto de Estudante foi antecipada de outubro.
Também foi anunciado o novo valor da Comprovação Financeira, para aplicação do Visto de Estudante.
Solicitação de Vistos
A partir de 4 de julho todas as categorias de Visto de Trabalho estarão abertas para solicitações, incluindo o Visto de Trabalho de Empregador Credenciado (Accredited Employer Work Visa), e a partir de 31 de julho todas as categorias de Visto de Estudante e Visitante serão reabertas.
A fronteira marítima também reabrirá em 31 de julho.
Extensão de Vistos
Além disso, a maioria dos titulares de visto Work to Residence que estavam na Nova Zelândia em 9 de maio e cujos vistos expiravam em ou antes de 31 de dezembro, tiveram seu visto prorrogado por seis meses e Vistos de Trabalho Aberto de dois anos foram concedidos a Essential Skills, Post-Study Work e Partner (Conjuge) de um portador de Visto de Trabalho neozelandês que também estava na Nova Zelândia antes de 9 de maio e cujos vistos expiram em ou antes de 31 de dezembro de 2022.
Mudanças nos Vistos de Trabalho e Imigração
O governo também anunciou mudanças destinadas a facilitar a atração e contratação de migrantes altamente qualificados (high-skilled migrants), ao mesmo tempo em que apoia alguns setores para que continuem deixando de depender de trabalhadores migrantes menos qualificados (lower-skilled migrant).
Este plano de Reequilíbrio de Imigração busca melhorar as condições de trabalho para todos, melhorar as carreiras para os neozelandeses e incentivar as empresas a se concentrarem no aumento da produtividade e resiliência como parte dos planos de recuperação econômica do COVID-19.
Confira as mudanças anunciadas pela imigração nos links abaixo:
- Mudanças na Comprovação Financeira para Visto de Estudante;
- Mudanças na Permissão de Trabalho Pós-Estudos para Estudantes;
- Mudanças no Accredited Employer Work Visa;
Aproveite e comece a planejar seu intercâmbio agora que o governo já anunciou, que a fronteira da Nova Zelândia reabrirá totalmente em julho de 2022!